Fonte de Alimentação


Uma Fonte de Alimentação é muito importante para Computadores , principalmente para quem trabalha com Informática e para Jogos . Como você deve escolher uma : Pela Potência , Formato e Equipamentos Disponíveis , existem várias no mercado de Informática . Mas, na hora de escolher temos que analisar todos estes itens . De um modo geral um Computador com Processador i9 e uma Placa de Vídeo razoável consome 300W . Em geral os Processadores modernos consomem pouco . Mas, as placas de vídeo robustas precisam de mais potência . É justamente aí que devemos escolher uma fonte ideal para o nosso computador .

É muito importante uma Fonte de Alimentação de Marca Reconhecida e que dê garantia do que se está levando , existem muitas lojas de Informática que não tem Técnicos e não dão garantia do Produto ! Ou simplesmente lojas de comércio que vendem produtos de Informática onde o vendedor é o Técnico ! Marcas Boas : Antec , Corsair , Enermax , Fortron e Seasonic . Muitas destas marcas fornecem uma alimentação maior do que o valor declarado em sua etiqueta . Isto é muito bom , visto que , muitas vezes vamos comprando equipamentos e ligando na fonte . Agora é muito importante termos um Filtro de Linha . É isso mesmo nele nós ligamos a fonte e nossos equipamentos ficam muito mais bem protegidos . O Fusível do Filtro abre em casos de a Tensão aumentar muito e desliga tudo ! Muito bom não é ? E é um equipamento Eletrônico muito barato ! 

As marcas baratas de fontes de alimentação para computadores devem ser descartadas . Não vale à pena pagar pouco e depois ter prejuízos ! Para você calcular a Potência  Exata que seu Equipamento precisa existe um programa que é Power Supply Calculator (PSC)  . Compre sempre uma fonte com valor mais potente do que você precisa , é aconselhável ! 

É muito importante sabermos o número de tomadas SATA ou PCI EXPRESS . O formato mais comum é o ATX . Na  questão dos conectores  que liga a Placa - Mãe  : Tem um conector de 24 pinos chamado chamado de ATX 12 V   .  Quatro ou oito pinos para alimentar diretamente a CPU, além de diversos conectores de alimentação para discos rígidos, leitores óticos e placas de vídeo como os conectores Sata Molex, PCI-Express, entre outros  . As placas de vídeo atuais requerem conectores PCI-Express, com seis ou oito pinos, de acordo com a sua potência e embora os adaptadores sejam fornecidos com as placas, é melhor você comprar os conectores corretos diretamente com a alimentação. 


Como se apresentam as fontes de alimentação : As fontes de alimentação podem ser modulares ou não. Com a modular, pode-se conectar apenas os cabos necessários, é muito prático para não encher o PC de cabos desnecessários:  



Saiba mais sobre a escolha de uma fonte de alimentação :

VisIte sites especializados

Você pode se informar sobre fontes de alimentação em sites especializados. O site da Matbe, por exemplo, fornece informações sobre fontes de alimentação atuais (produção, correção do fator de potência PFC etc.), assim como as armadilhas a serem evitadas ao escolher uma fonte de alimentação. Os critérios de seleção deverão ser: desempenho elétrico (produção, PFC ativo, ondulação residual) e o barulho do ventilador. 

Descobrir o rendimento da fonte de alimentação

Uma fonte de alimentação certificada 80 Plus (logotipo branco em fundo preto) é uma garantia de bom desempenho. Ele recompensa as fontes de alimentação capazes de ultrapassar 80% de rendimento sobre uma faixa de carga, indo de 20% a 100% da sua potência máxima. 

Observação: novos logotipos estão aparecendo todos os dias no mercado, tais como 80 Plus Bronze, Prata e Ouro, que recompensam as fontes de alimentação capazes de atingir respectivamente 82%, 85% e 87% de rendimento mínimo, entre 20% e 100% de carga. Alguns fabricantes colocam o logotipo 82+ para o 80+ Bronze. 

Correção do Fator de Potência (PFC)

Esse fator diz respeito às normas de perturbação elétrica em alguns países. Uma fonte de alimentação com PFC ativo é melhor do que um PFC passivo, pois com PFC ativo a forma da onda é muito próxima do sinusoidal e as harmônicas são muito fracas. Com isso, o estrago nos aparelhos vizinhos será imperceptível e a defasagem entre voltagem e corrente é nula, já que o consumo de um inversor será menor, aumentando a sua autonomia.

Como controlar a ondulação residual

As fontes de alimentação deveriam fornecer uma corrente de energia contínua. Na prática, pelo fato da corrente se originar de um sistema de comutação, há sempre uma ondulação residual de alta frequência, também chamada de ruído ou ripple. Essa ondulação é prejudicial aos equipamentos eletrônicos e deve ser reduzida ao mínimo possível. O padrão ATX prevê 120 milivolts no máximo em plena carga, mas as melhores fontes de alimentação descem até 30 mV. 

Como evitar ruídos

Algumas fontes de alimentação são silenciosas, mesmo em modo carga. O melhor é ficar abaixo de 45 dB e evitar as fontes de alimentação superiores a 50 dB em carga. 



Visite a Loja da Lognet . Lá tem muitos Produtos de Informática . Achamos que é melhor Loja de Informática do Brasil !     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :