Neste Tutorial vamos Explicar esse Detalhe muito Importante , que muita gente nos Pergunta .
Verifique se ela foi criada corretamente
Se você omitir o sinal de igual, o
conteúdo que você digitar poderá ser exibido como texto ou data. Por exemplo,
se você digitar SOMA(A1:A10), o Excel exibirá a cadeia de caracteres de
texto SOMA(A1:A10) e não calculará a fórmula. Se você digitar 11/2,
o Excel exibirá uma data, como 2-Nov ou 11/02/2009, em vez de dividir 11 por 2.
Verifique se todos os parênteses
possuem um par correspondente. Quando você usar uma função em uma fórmula, para
que ela funcione corretamente, é importante que cada parêntese esteja na
posição correta. Por exemplo, a fórmula =SE(B5<0),"Não válido",B5*1.05)
não funcionará porque existem dois parênteses de fechamento e apenas um de
abertura. A fórmula correta tem o seguinte formato: =SE(B5<0,"Não
válido",B5*1.05).
Algumas funções da planilha têm argumentos
obrigatórios e algumas funções (como PI) não aceitam argumentos. Além
disso, verifique se você não inseriu argumentos demais. Por exemplo, a função MAIÚSCULA
aceita somente uma cadeia de caracteres de texto como argumento.
Algumas funções de planilha, como SOMA,
exigem argumentos numéricos. Outras funções, como MUDAR, exigem um valor
de texto para pelo menos um dos argumentos. Se você usar o tipo errado de dados
como argumento, o Excel poderá retornar resultados inesperados ou exibir um
erro.
É possível digitar ou aninhar até 64
níveis de funções em uma função. Por exemplo, a fórmula =SE(RAIZ(PI())<2,"Menos
de dois!","Mais de dois!") contém três funções: a função PI
está aninhada na função RAIZ, que por sua vez está aninhada na função SE.
Se a fórmula se referir a valores ou
a células de outras planilhas ou pastas de trabalho, e o nome da outra pasta de
trabalho ou planilha contiver caracteres não alfabéticos (como um espaço), você
deverá colocar o nome entre aspas simples ( ' ).
Coloque um ponto de
exclamação (!) depois do nome da planilha quando você se referir a ela em uma
fórmula
Por exemplo, para retornar o valor da
célula D3 em uma planilha chamada Dados do Trimestre na mesma pasta de
trabalho, use essa fórmula: ='Dados do Trimestre'!D3.
Verifique se cada referência externa contém
um nome de planilha e o caminho para ela.
Uma referência para uma pasta de
trabalho inclui o nome da pasta de trabalho e deve ser colocada entre colchetes
([]). A referência deve também conter o nome da planilha na pasta de
trabalho.
Por exemplo, para incluir uma
referência às células A1 a A8 na planilha chamada Vendas na pasta de trabalho
(que está aberta no momento no Excel) chamada Operações T2.xlsx, a fórmula tem
o seguinte formato: =[Operações T2.xlsx]Vendas!A1:A8.
Se a pasta de trabalho à qual você
deseja se referir não estiver aberta no Excel, você ainda poderá incluir uma
referência para ela em uma fórmula. Forneça o caminho completo para o arquivo,
como o seguinte exemplo: =LINS('C:\Meus Documentos\[Operações
T2.xlsx]Vendas'!A1:A8). Essa fórmula retornará o número de linhas do
intervalo que inclui as células A1 a A8 na outra pasta de trabalho (8).
Observação Se o
caminho completo contiver caracteres de espaço, como o exemplo anterior, você
deve colocar o caminho entre aspas simples (no começo do caminho ou depois do
nome da planilha, antes do ponto de exclamação).
A divisão de uma célula por outra que
contenha o valor zero ou nenhum valor pode resultar no erro #DIV/0!.
Localize algo fora da fórmula que tenha sido excluído ou renomeado
Se você excluir uma coluna em um
intervalo de planilhas ou em uma tabela do Excel, uma fórmula que depende dessa
coluna talvez retorne um erro #REF!. Para corrigir isso, selecione qualquer
célula que contenha o erro #REF! e pressione F2 para editar a fórmula. Na barra
de fórmula, selecione #REF! e o exclua. Em seguida, digite novamente o
intervalo para a fórmula. Isso deve corrigir todas as fórmulas quebradas nessa
coluna.
Se você excluir um nome definido, uma
fórmula que depende desse nome definido retornará um erro #NAME?. Para corrigir
isso, defina um novo nome que se refira ao intervalo desejado ou altere a
fórmula para se referir diretamente ao intervalo de células (por exemplo,
A2:D8).
Se você excluir uma planilha, uma
fórmula que depende da planilha retornará um erro #REF!. Não há forma de
corrigir isso — uma planilha que foi excluída não pode ser recuperada.
Se você excluir uma pasta de
trabalho, os valores em todas células que se refiram a essa pasta de trabalho permanecerão
intactos até que você atualize a fórmula.
Por exemplo, se a fórmula for =[Livro1.xlsx]Planilha1'!A1
e você excluir o arquivo Livro1.xlsx, os valores referenciados nessa pasta de
trabalho permanecerão intactos. Se você editar e depois tentar salvar uma
fórmula que se refere a essa pasta de trabalho, o Excel exibirá a caixa de
diálogo Atualizar Valores e solicitará que você digite um nome de
arquivo. Se você clicar em Cancelar, os dados permanecerão inalterados
na célula. Para se certificar de que esses dados não sejam perdidos, converta
as células contendo referências para uma pasta de trabalho excluída de uma
fórmula em um valor, copiando a célula e usando o comando Colar para
colar o valor na célula.
Evite usar números com separadores decimais em argumentos de fórmula
Não digite números com separadores
decimais ao inseri-los nas fórmulas, porque vírgulas são usadas como
separadores de argumento nas fórmulas. Por exemplo, se o valor que você deseja
inserir for R$ 1.000, insira 1000 na fórmula. Se você inserir uma
vírgula como parte de um número, o Excel interpretará a vírgula como um caractere
que separa valores em argumentos de fórmula separados. Se você quiser que os
números dos resultados da fórmula sejam exibidos mostrando separadores de
milhares ou milhões, ou símbolos de moeda, formate as células depois de
inserir as fórmulas que usam argumentos de número não formatado.
Por exemplo, se você deseja adicionar
3100 ao valor da célula A3 e você inserir a fórmula =SOMA(3,100,A3), o
Excel adicionará os números 3 e 100 e depois adicionará esse total ao valor de
A3, em vez de adicionar 3100 a A3.
Se você inserir a fórmula =ABS(-2,134)
para descobrir o valor absoluto de -2134, o Excel exibirá um erro porque a
função ABS aceita somente um argumento — o Excel vê a vírgula e
interpreta a fórmula assim: "encontre o valor absoluto de -2 e de
134". Como a função ABS só pode operar com um número, o Excel exibe
uma mensagem de erro.
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